quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os signos e seus vizinhos


O vizinho é aquele que mora ao seu lado, mora até mais próximo que sua própria família, porém não é necessariamente próximo. A frase parece contraditória, mas reflete bem. Seu vizinho, muitas vezes tem os mesmos problemas que você com infiltrações, com o barulho pela vizinhança, com o síndico chato do seu condomínio e isso pode até aproximar vocês. Por outro lado ele pode ser o cara que causa suas infiltrações, o cara que causa a barulheira, talvez ele pode ser esse síndico chato, ou vice versa. Os vizinhos podem se tornar grandes amigos, ou partilharem de problemas e soluções, assim como podem ter sérios problemas um com o outro. Esse exemplo mostra a relação de um signo com seus vizinhos, no caso o signo anterior e o posterior no zodíaco.

Como exemplo, teremos Capricórnio e seus vizinhos, Sagitário e Aquário. Capricórnio tem metas e ambições, constrói lentamente o que tem, porém suas conquistas e seus avanços são duradouros e constantes. Capricórnio é maduro e responsável, mas tende ao pessimismo. Às vezes é sério demais e frio, parece desconfiado ou medroso perante o novo, pois tem uma cautela muito grande antes de dar um passo a frente, já que suas decisões são permanentes, ou pelo menos tendem a isso. É cabeça dura, acostumado a contestar as coisas e não tem o hábito de acatar as ordens, pois tem a personalidade forte e é muito orgulhoso, o que lhe dá a obstinação necessária para vencer na vida, porém lhe traz muitos problemas - mas são os problemas que nos fazem crescer, não é verdade? Devido a teimosia é comum que conteste figuras de autoridade, desde a infância, porém comporta-se como uma, algumas vezes deixando um ar de pedantismo em torno de si. Seu regente, Saturno, limita, restringe e pede maturidade.

Enquanto Capricórnio persegue sua meta em passos curtos e cautelosos, Sagitário lança suas flechas rumo ao inatingível, pois é sonhador e otimista, e galopa a toda velocidade rumo a elas, muitas vezes tropeçando pelo caminho. Os dois são contestadores, orgulhosos e tem personalidade forte, seja por teimosia ou por pontos de vista filosóficos. Capricórnio é como um ancião, pois passa um ar de seriedade, já Sagitário é um crianção, que parece nunca querer levar a vida a sério. O pessimismo capricorniano é o oposto do otimismo sagitariano, pois enquanto um peca pela falta, o outro peca pelo excesso, enquanto um deixa de ousar por insegurança, o outro confia demais. Enquanto o regente de Capricórnio, Saturno, nos limita, o regente de Sagitário, Júpiter, expande tudo o que toca. Talvez tudo que Capricórnio precise é de uma boa injeção de ânimo que os sagitarianos têm de sobra, por outro lado, com a confiança que tem, Sagitário talvez só precise de uma boa dose de responsabilidade que os capricornianos podem ensiná-lo a ter. Embora tenda a dar certo como dois vizinhos diferentes que se tornam amigos, um pode trazer problemas ao outro, pois Capricórnio pode achar Sagitário espaçoso e irresponsável e Sagitário pode achar Capricórnio ranzinza e baixo astral, e como os dois tem personalidades fortes, a briga pode ser feia. Tudo depende de como um aprenderá a lidar com o outro, a aceitar as diferenças e a aprender com elas.

Enquanto Capricórnio sobe um degrau de cada vez e Sagitário sai correndo afobado pela escadaria, Aquário já enxergou o que tem no topo da escada, mesmo sem ter dado passos ainda, porém pode acabar nem subindo, se acabar se contendando apenas com o vislumbre. Capricórnio tem a ambição e Aquário tem a visão do que vai acontecer, portanto, um pode muito bem auxiliar o outro na subida. Enquanto Aquário é sociável e tem um extenso círculo de amigos e pessoas, Capricórnio é reservado e não se sente confortável com isso, preferindo erguer muralhas em volta de si. Capricórnio contesta ordens, devido ao seu orgulho e personalidade forte, enquanto Aquário contesta o status quo estabelecido, através de seus vislumbres e de suas excentricidades. Parecem a mesma coisa, mas na verdade, são antíteses, pois enquanto um contesta o que está estabelecido, o outro contesta a mudança, já que teimosia e inflexibilidade andam juntas. Mas independente da forma, ambos podem ser tachados de rebeldes. O regente de Capricórnio, Saturno, nos mostra que as coisas devem ser consquistadas com calma e mantidas, já Urano, o regente de Aquário nos fala que devemos nos lançar rumo ao novo sempre que algo fica estático. Capricórnio pode ensinar Aquário a ter mais ponderação ao querer quebrar o paradigma, pois a mudança é boa, mas depende da hora. Por outro lado pode aprender com Aquário que é bom lançar-se ao novo ao invés de ilhar-se numa zona de conforto estática. Embora possam aprender muito um com o outro, ambos podem ter desavenças, porque Capricórnio, altamente conservador, pode ter medo das inovações e excentricidades de Aquário, enquanto Aquário pode se irritar com a constância de Capricórnio. Tudo depende da moderação.

Aproveitando o trecho, podemos comparar Sagitário com Aquário como signos "amigos", porque Aquário dá a Sagitário o que ele precisa para cavalgar livremente: o incentivo de ir rumo ao novo. Sagitário dá a Aquário o ele precisa para atingir aquilo que vislumbrou: dinamismo e confiança. Sagitário e Aquário formam um sextil, já mencionado no texto dos signos e seus amigos, que é o aspecto de signos complementares. Capricórnio, por estar entre eles, forma a metade de um sextil, com ambos. Em astrologia, é chamado de semi-sextil. O semi-sextil é considerado como um aspecto que tende a ser harmônico na relação entre os dois signos em questão, porém não são totalmente complementares um ao outro, como no caso do sextil.

Esse pequeno trecho apresentou mais ou menos a mecânica da relação entre os signos e seus vizinhos zodiacais. Novamente deixamos claro que é necessário analisar muitas coisas em astrologia. Além do mais falaremos com mais detalhes sobre os signos, no decorrer dos dias, aqui no Zodiacus.

Nota: se você é de Capricórnio e não gostou da descrição do seu signo é porque foi pessimista, se fixando só na parte ruim da descrição e se esquecendo da parte boa. Provavelmente está querendo contestar nos comentários, rs :)

2 comentários:

  1. Não, eu sou Capricorniano e até concordo! preciso aprender a ser mais otimista xD

    ResponderExcluir
  2. Muito bom como sempre !
    To esperando sobre Leão x Aquario rsrsrsrs

    ResponderExcluir