terça-feira, 19 de julho de 2011

Os signos e seus irmãos gêmeos

 
Faltava falarmos da relação de um signo com ele mesmo. Se com os “irmãos” de mesmo elemento existem coisas em comum, tanto na parte boa quanto na parte ruim, com os signos iguais mais ainda, porque são como irmãos gêmeos. Como não exemplificamos até então sobre Câncer, Leão e Virgem, vamos falar deles agora: eles com eles mesmos. Para facilitar a metáfora, vamos falar como se fossem duas pessoas em um relacionamento conjugal, mas vai muito além.
 
Câncer é bastante ligado à família, à casa e à mãe. É cuidadoso, emotivo, amoroso e tem um grande carinho pelas pessoas, mas também é capaz de guardar um enorme rancor e ter muito ciúme. Adora guardar as coisas, seja dinheiro numa lata escondida atrás da gaveta de meias, cartas de amor da adolescência numa caixa de sapatos ou mesmo segredos irreveláveis – e odeia quando descobrem suas coisas escondidas. É bem comum que tenha fotos da família espalhadas pela casa e faz questão de tê-las em destaque! Que maravilha, duas pessoas que pensam assim poderiam se entender muito bem, não é? Depende! Um seria muito amoroso e cuidadoso com o outro, um defenderia o outro com unhas e dentes, um teria grande respeito pela família do outro e viveriam sentimentos intensos. Mas, e como seria no dia das mães ou no natal, se ambos vão querer passar com a família e querem seu par junto?! E se um abre o armário do outro e encontra cartas de amores passados guardadas? Um ficaria enfurecido por ter suas coisas reviradas e seu segredo descoberto enquanto que o outro ficaria bastante enciumado com o que descobriu. E se algum reclamar da sogra, já viu, né?! E quando brigam, quanto tempo vão ficar remexendo aquilo até se perdoarem?
 
Leão nasceu para os holofotes, pois tem presença e chama atenção para si por onde passa. É bem comum gostar de esportes e de viver ao ar livre. É galante e adora ser reconhecido pelos seus feitos, e se for elogiado, melhor ainda! É protetor com sua família e amigos, especialmente com os filhos. É dramático, teatral e adora fazer discursos calorosos, repletos da primeira pessoa do singular. É impulsivo, passional e explode com certa facilidade. É egocêntrico, porque, como o Sol, todos devem girar em torno dele, e não o contrário, por isso adora os aplausos, mas tem um pouco de dificuldade em aplaudir. Imagine se os dois querem caminhar juntos: ambos tem motivação e gostam de estar ao ar livre. Em qualquer ameaça externa, um não pouparia forças para defender e ajudar ao outro. Poderiam rir muito juntos com a teatralidade do outro e se encheriam de orgulho com as conquistas do outro, afinal é bom saber que seu par é alguém de sucesso e foi bem escolhido! Mas e se esse orgulho se transformasse em competição para mostrar quem é o melhor dos dois? E quando um precisasse conversar sobre seus problemas, será que o outro teria paciência para apenas ouvir, ou faria auto-referências e roubaria o assunto para si? E numa briga, será que sobraria algo inteiro ao redor?
 
Virgem é metódico, adora tudo limpo e arrumado, seja na sua casa, no seu trabalho ou na casa dos outros. É preocupado com a saúde, então é normal que ande sempre com remédios por perto. Agrada-se em servir e sentir-se útil, é crítico e observador, tem boa memória e percebe todos os detalhes. Não se incomoda em assumir responsabilidades e faz seu trabalho com muito zelo e determinação, às vezes sentindo que somente é o único capaz de dar conta de alguma tarefa. Seu metodismo às vezes passa da conta e se transforma em manias de organização – segundo seu conceito de ordem. Por conta disso não consegue relaxar, vive ansioso e tem uma necessidade muito grande de ter tudo sob seu controle. Imagine o quanto um poderia ser zeloso com o outro: se um ficasse doente, o outro cuidaria da melhor forma possível, se um precisasse de ajuda em alguma tarefa, o outro se prontificaria em ajudar. Se acontecesse da casa ficar suja, ambos limpariam com rapidez e eficiência. Mas e na hora de arrumar os livros na estante, como seria, se um quisesse arrumar por ordem alfabética e o outro por ordem de tamanho? E na hora de falar dos erros do outro, com a boa memória que têm? “Em 17 de agosto do ano passado, você esqueceu a porta aberta de madrugada, então não venha reclamar que eu esqueci de comprar as aspirinas hoje!”. Imagine um querendo ter o controle sobre o que o outro faz, sendo que os dois são controladores e tem seu próprio senso de organização! E quando um resolve achar que o trabalho do outro não está perfeito e acha que pode consertar?
 
Brincadeiras a parte, isso não significa que os convívios com os signos iguais sejam ruins, pois tudo depende de como as coisas são encaradas e digeridas. Assim como foi dito anteriormente, nos outros artigos, existem pontos que podem ser aprendidos com o outro e podem ter formas de convívio muito boas, apesar das diferenças – ou nesse caso, apesar das semelhanças. Então, o que aprender com quem é igual a gente? Primeiramente, ninguém é igual a ninguém, e em astrologia existem várias coisas envolvidas. Em segundo lugar podemos aprender muito com as semelhanças. Por que Câncer se irrita tanto se descobrem seus segredos, mas quer tanto saber o segredo do outro? Por que Leão adora falar e discursar, mas não tem muita paciência para ouvir o discurso do outro? Por que Virgem odeia que desarrumem sua organização, mas cisma em querer rearrumar a arrumação do outro? Fechamos essa matéria com uma frase de Carl G. Jung para reflexão: “Aquilo que mais nos irrita nos outros, nos dá uma grande compreensão sobre nós mesmos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário