terça-feira, 12 de julho de 2011

Os signos e seus estrangeiros


Nessa matéria, usaremos uma metáfora muito apropriada para a relação entre alguns signos: a comparação entre duas pessoas que conversam em idiomas diferentes. Escolha um signo e conte cinco signos para frente e para trás. Por exemplo, se for Gêmeos e contarmos cinco signos acima, teremos Escorpião, se contarmos cinco signos abaixo teremos Capricórnio (sim, é como uma roda, portanto o último é seguido do primeiro e o primeiro é sucessor do último). Essa conta pode ser facilitada se contarmos esses signos como sendo os “vizinhos” do par oposto, nesse caso os vizinhos de Sagitário. Esse aspecto, em astrologia, chama-se Quincunce.

Podemos observar que Gêmeos é do elemento Ar e tem qualidade Mutável. Escorpião é do elemento Água e de qualidade Fixa e Capricórnio é do elemento Terra e de qualidade Cardinal. Por outro lado, Escorpião e Capricórnio não são vizinhos de Gêmeos. Então, o que eles tem em comum? Nada! A comparação mais apropriada, nesse caso, seria de Gêmeos falando um idioma diferente de Escorpião ou Capricórnio. Então como poderiam se entender?

Dando uma pequena palinha, Gêmeos é eclético, aéreo, pensador, racional, elástico, imprevisível, consegue viajar por dois lugares distintos ao mesmo tempo, como se conciliasse um paradoxo. Além do mais, fala pelos cotovelos e sobre todos os assuntos, pois com Gêmeos, o assunto nunca acaba. Como todo eclético peca por não se aprofundar muito nas coisas, pois acaba não tendo muito foco. Escorpião e Capricórnio, ao contrário, são focados, seguem seus objetivos com muito rigor e determinação, mas também são mais inflexíveis. Escorpião gosta de se aprofundar em tudo, às vezes pecando por achar que tudo tem um sentido oculto que deve ser revelado. Capricórnio é obstinado e rigoroso e não inicia um novo passo sem ter terminado o anterior, às vezes pecando pela insegurança. Ao contrário, Gêmeos, transita em várias coisas ao mesmo tempo e tem dificuldade de permanecer em cada uma por muito tempo. Por dedicar-se a entrar sempre em novos caminhos, não costuma ir muito a fundo em nenhum deles e nem espera concluir uma empreitada para iniciar outra. Escorpião não gosta que saibam muito sobre si ou suas coisas e Capricórnio é reservado, erguendo muralhas em volta de si. Gêmeos, ao contrário dos dois, expressa-se muito, algumas vezes abrindo-se demais e falando o que não deveria.

Reparem que não se trata de qualidades ou defeitos, mas sim de características. Não há certo ou errado entre ser eclético ou focado, racional ou emotivo etc. O que torna algo ruim é o desequilíbrio, e é aí que entra a questão dos idiomas diferentes. O quincunce pede um ajuste, de ambas as partes, para se entenderem. Um pode aprender com o outro, especialmente pelas diferenças! O ajuste que o quincunce pede é comparável a uma pessoa que tem gagueira. Ela pode ser péssima para discursar em público, mas pode ser excelente para redigir textos. Pode ser péssima para falar num círculo de amigos na faculdade, mas pode expressar-se maravilhosamente bem em um chat de grupo no MSN. Tanto a confecção de um texto ou “falar” pelo MSN são formas que ela encontra de se expressar perfeitamente.

Se gêmeos entendesse a língua dos outros dois e fosse capaz de conviver com as diferenças poderia aprender a ser mais focado, mais constante e mais determinado, o que só o faria crescer. Por outro lado Escorpião e Capricórnio, conseguindo entender o idioma de Gêmeos poderiam aprender a ser mais ecléticos e elásticos, afinal assim como o mal do ecletismo é a dispersão, o mal do foco é a inflexibilidade. Como já foi dito antes, o que vai fazer a diferença é como cada um vai lidar com as divergências e o quanto pode aprender e se aprimorar com elas.

2 comentários:

  1. Bem interessante a metáfora que você escolheu.
    De certa forma, dá até pra dizer que é mais interessante um relacionamento, de qualquer tipo, entre signos "estrangeiros", do que afins. E nem acho q os desafios sejam maiores. A convivência entre signos iguais, por exemplo, pode até ampliar os defeitos de cada um.
    Bem legal o post.
    Quando quiser, aguardo sua visita no meu blog, também sobre astrologia...rs Até mais!
    www.astrologianapratica.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal Alessandra. A próxima matéria falará exatamente sobre isso!

    Vou visitar seu blog sim =)
    Abraço!

    ResponderExcluir